Beber água ajuda manter o pique na folia

A maratona para acompanhar o ritmo festivo do mês de fevereiro pode levar à desidratação. Com a mudança nos hábitos alimentares, poucas horas dedicadas ao sono e ingestão insuficiente de água, o organismo fica enfraquecido e a perda de líquido pela sudorese aumenta, alertam os médicos. Segundo o chefe do setor de emergência do Hospital Badim no Rio, Leonardo Assad, nessa época aumentam em até 30% os casos nas emergências e os principais afetados são crianças. "Elas têm um corpo menor e um volume de água pequeno comparado aos adultos. Na falta do líquido, elas têm o organismo mais danificado".

A água é um componente essencial para os tecidos do organismo e processos fisiológicos de digestão, como absorção e excreção. Ela compreende cerca de 60% do peso corporal nos seres humanos. Segundo a nutricionista da Casa de Saúde São José, Ana Cristina Damasceno, a perda de 20% de água corpórea pode causar a morte. "Com a perda de 1% sentimos sede. No caso de diarréia, vômitos, sudorese, sangramentos, queimaduras e em algumas doenças como Diabetes Insipidus e Insuficiência Renal, a perda é maior", explica.

De acordo com o chefe do serviço de emergência do Hospital São Lucas, Arthur Martinez, a disposição física necessária para curtir os blocos de rua no Carnaval é o mesmo que correr 30 minutos diários, ocasionando em uma necessidade de reposição de água maior no organismo. "Depois de uma corrida, por exemplo, o organismo fica em déficit de água, porque muita dessa substância é perdida no suor e na respiração ofegante. Depois de ingerir bebidas alcoólicas, também é comum que o corpo perca água, pois o álcool atua em uma região do cérebro que facilita a fabricação de urina. Associando o calor, a pouca ingestão de líquidos, os alimentos conservados inadequadamente e manipulados de forma incorreta, a desidratação ocorre na certa", ressalta Martinez.


PUBLICADA EM: 27/05/2013 14:18:11 | OUTRAS PUBLICAÇÕES | VOLTAR
FONTE: http://saude.terra.com.br/

Exames

Acuidade visual, Audiometria tonal e vocal, Campimetria, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Escleroterapia, Espirometria, Espirometria, Teste de sensibilidade de contraste ou de cores, Teste ergométrico, Tonometria, Ultrassonografia, Vídeo faringolaringoscopia com endoscópio rígido, Vídeo endoscopia naso sinusal , Visão Estereoscópica, ...

Especialidades

Angiologia, Cardiologia, Clínica Médica e Cirúrgica, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pequenas cirurgias, Proctologia, Psicologia, Saúde Ocupacional, Urologia, Vacinas antialérgicas, ...

Redes Sociais

Localização

Entre em contato

Fale Conosco: 3561-1817Diretoria: 3561-1561

atendimento@clinicaariane.com.br
Rua João Gualberto de Lemos, 463, Boa Viagem
Telefax: () Fale Conosco: 3561-1817 • Diretoria: 3561-1561 Itabirito – MG
Email: atendimento@clinicaariane.com.br • clinicaariane@hotmail.com
Copyright © clinicaariane.com.br